Visita de um grupo universitário no âmbito do “Life Invasaqua”

30 Abril 2019

Integrada no projeto “Life Invasaqua”, um grupo de estudantes da Universidade de Santiago de Compostela visitou, a 27 de abril, o percurso internacional do rio Minho e o Aquamuseu do Rio Minho, com o propósito de aprofundar conhecimentos relacionados com o problema das espécies exóticas aquáticas de água doce existentes neste rio.

A falta de conscientização sobre os problemas das Espécies Exóticas Invasoras (EEI) dificulta qualquer política de gestão proposta pela administração pública e pelas partes interessadas, contribuindo para a falta da estratégia de gestão das EIC nos dois países.

Com dados sobre invasões e impactos disponíveis e completos, regista-se uma lacuna de informações importantes para melhorar a conscientização e a gestão. Neste sentido, o projeto “Life Invasaqua”, que funcionará entre 2018 e 2023 na Península Ibérica, tem como principal objetivo aumentar a conscientização do público ibérico e das partes interessadas para os problemas das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas aquáticos e desenvolver ferramentas que melhorem uma estrutura eficiente de Alerta Rápido e Resposta Rápida (EWRR) para novas espécies exóticas invasoras em habitats de água doce e estuarinos.

Os objetivos específicos são: 1) Apoiar a implementação do Regulamento da UE sobre EEI, envolvendo e criando sinergias entre as partes interessadas na gestão na Península Ibérica. 2) Melhorar a capacidade ibérica de deteção precoce e resposta rápida (EWRR) através do aumento da consciencialização e formação dos principais grupos-alvo. 3) Aumentar a conscientização do público em geral sobre as ameaças causadas pelas espécies exóticas aquáticas.