Aquamuseu implementa projeto ‘Onda Verde no Vale do Minho’

18 Março 2019

O Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do rio Minho, está a liderar um novo projeto no âmbito dos resíduos sólidos urbanos. ‘Onda Verde no Vale do Minho’ pretende dar contributos de melhoria nesta matéria, através de um maior envolvimento das populações dos concelhos abrangidos.

O Vale do Minho ainda está aquém das metas estipuladas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU2020) para o sistema de gestão desta região, no que diz respeito à produção de resíduos por habitante, aos resíduos separados e às quantidades depositadas em aterro.

O projeto ‘Onda Verde no Vale do Minho’, financiado pelo POSEUR, pretende contribuir para a mudança deste cenário, através de uma ação, que decorrerá até 2020, e que engloba um maior conhecimento da gestão de resíduos na região, a identificação de desafios, a análise da perceção dos cidadãos e a criação e conteúdos para diferentes públicos.

Neste momento, o projeto encontra-se já na sua fase inicial, estando a ser desenvolvido um diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos junto das entidades de recolha e valorização de resíduos, das autarquias e juntas de freguesia, nos municípios de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha.