Conheça melhor a “A Truta-Marisca”

30 Janeiro 2019

O Aquamuseu do rio Minho dinamiza, entre 3 de fevereiro e 31 de março, uma pequena exposição bimestral em painéis dedicada à truta-marisca, especificando as características gerais da espécie, a distribuição, o ciclo de vida e as ameaças.

A truta-marisca é a truta mais apreciada pelos pescadores profissionais e desportivos, mas que nos últimos anos tem vindo a escassear.

Diferente da truta comum, que tem uma cor cinzenta-esverdeada e manchas pretas e vermelhas, a truta-marisca apresenta um tom prateado com pintas unicamente de cor preta, pelo qual à sua volta aos rios pode ser distinguida da forma não migradora. No entanto, à medida que passa tempo no rio, estas diferenças não são tão notáveis. No troço da Galiza observam-se flutuações anuais no número de migradores durante os últimos anos, mas o seu estado de conservação é considerado satisfatório. No troço internacional, a sua situação é mais crítica, considerando-se uma espécie vulnerável.