Exposição dedicada à “Salamandra-de-pintas-amarelas”

04 Dezembro 2018

Entre 4 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, o Aquamuseu apresenta uma pequena exposição bimestral em painéis, onde se destaca e se dá a conhecer as características gerais, habitat e ameaças de um dos anfíbios, de hábitos noturnos, mais comuns em Portugal que se pode encontrar em bosques próximos a ribeiros e charcos.

A salamandra-de-pintas-amarelas é um anfíbio com uma ampla distribuição nacional no continente, estando apenas ausente nas zonas agrícolas do Baixo Alentejo. Habita geralmente zonas húmidas e sombrias de floresta, podendo também ser encontrada noutros habitats próximos de linhas de água. Alimenta-se de escaravelhos, formigas, caracóis, minhocas, centopeias, aranhas e outros invertebrados terrestres igualmente apetitosos (do ponto de vista da salamandra), e como qualquer anfíbio que se preze, reproduz-se na água. Apesar de ser uma espécie comum, é ocasionalmente morto por ser considerado um animal "peçonhento", devido a superstições tais como dar azar a quem se cruza no seu caminho.