A responsabilidade no acolhimento de tartarugas

23 Fevereiro 2018

É muito frequente oferecer-se tartarugas às crianças por altura dos seus aniversários, mas muitas vezes sem conhecimento das caraterísticas associadas a estas espécies exóticas.

Neste sentido, o Aquamuseu do rio Minho recebeu, esta sexta-feira, uma turma de crianças entre os 3 e 5 aos do Centro Escolar de Cerveira, onde foi abordada esta temática.

O biólogo Patrício Bouça começou por apresentar as diferentes caraterísticas de cada espécie, aspeto, longevidade, habitat e alimentação. Por viver várias décadas, a mensagem transmitida foi a de que comprar uma tartaruga acarreta uma grande responsabilidade, e por muitos anos, o que, infelizmente, depois incita ao abandono.

De salientar que este tipo de ações de sensibilização para a conservação dos valores naturais integra um dos objetivos do Aquamuseu do rio Minho em torno da dinamização de atividades didático-culturais.