Passar para o Conteúdo Principal

KNOTS! - Knowledge, NOT Skeptisism!

KNOTSLOGO

Programa: Europa para os cidadãos
Sub-Atividade: 2.2: Rede de Cidades
Título do Projeto: KNOTS! - Knowledge, NOT Skeptisism!

Descrição:
O projeto KNOTS! é promovido por 21 parceiros de 16 países, unidos por uma forte vontade de promover nas suas comunidades uma reflexão sobre questões relevantes a nível europeu e promover a participação cívica e democrática entre os cidadãos da União Europeia.

Este projeto centrar-se-á em duas questões emergentes que criam ameaças à coesão social das comunidades locais: a propaganda extremista e nacionalista e o euroceticismo.

A ação visa criar estratégias de resiliência para as comunidades locais, enfrentar as crises internacionais e se opor aos efeitos da propaganda negativa. De facto, todos os parceiros concordam em afirmar que a conjuntura entre a crise migratória e a utilização de dados manipulados para propaganda política é um perigo para a coesão das comunidades e para a cooperação entre os Estados-Membros, e que apenas uma reflexão sincera e profunda sobre as causas e os dados reais podem ajudar os cidadãos a se oporem a sentimentos disruptivos.

Durante 24 meses, o projeto visa atingir os seguintes objetivos:

  • Refletir sobre o euroceticismo, as suas causas e as suas diferentes manifestações;
  • Analisar o fenômeno migratório, as causas e a sua história;
  • Oferecer ferramentas de literacia mediática e dados corretos sobre a crise da União Europeia e internacional;
  • Examinar a propaganda para criar contra-narrativas;
  • Reunir opiniões e recomendações sobre a União Europeia e o impacto das suas políticas entre os cidadãos;
  • Criação de um catálogo de expectativas sobre o futuro da Europa 2030;
  • Promover o voluntariado e a participação cívica entre cidadãos de localidades rurais a nível europeu;
  • Promover a integração e envolvimento em ações de cidadania de imigrantes residentes;
  • Assinatura de um acordo de parceria para estabelecer uma rede de colaboração a nível europeu.

Prioridades:

  • Compreender e discutir o euroceticismo;
  • Contrastar a estigmatização do "outro" e criar contranarrativas para promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua;
  • Debater sobre o futuro da Europa.

Eventos:

O projeto prevê a realização de 6 Workshops Internacionais sobre temas relacionados com a União Europeia:

  1. Workshop Internacional "Lançamento do projeto - Início da discussão: funcionamento da União Europeia, história e valores”. Temas: Apresentação do projeto KNOTS! e do projeto Europa para os Cidadãos, o funcionamento e a elaboração de políticas da União, a história da União Europeia, o financiamento, os antecedentes da crise internacional - intercâmbio de boas práticas.
  2. Workshop Internacional - "Analisar o euroceticismo". Temas: Diferentes manifestações do euroceticismo, razões e natureza da recusa da União Europeia, ferramentas para combater a desinformação e a proliferação de notícias falsas - troca de boas práticas.
  3. Workshop Internacional - "Analisar o fenômeno migratório". Tópicos: Migrações históricas, data e factos sobre a crise migratória, políticas europeias de asilo e boas vindas, ferramentas para derrubar a propaganda xenófoba - intercâmbio de boas práticas.
  4. Workshop Internacional - "Combatendo a propaganda: alfabetização mediática e uso correto da informação". Tópicos: análise de mecanismos de propaganda, alfabetização mediática e intercâmbio de boas práticas.
  5. Workshop Internacional - "Contranarrativas para uma Europa mais unida". Temas: construção de contraditórios - troca de boas práticas.
  6. Workshop Internacional - "EU2030: compilação de recomendações e expetativas dos cidadãos da Europa." Tópicos: conclusão do projeto KNOTS!, catálogo de recomendações e intercâmbio de boas práticas.