Contributo na XXXVII Sessão da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho

29 Maio 2017

A Comissão Permanente Internacional do Rio Minho reuniu, no passado dia 25 de maio, em Monção, para assinalar a XXXVII Sessão Plenária da Comissão. Aquamuseu foi um dos convidados presentes.

Durante a XXXVII Sessão Plenária da CPIRM, o Aquamuseu do Rio Minho analisou e debateu propostas para melhorar as condições biopesqueiras do Rio Minho, assim como para retificar as decisões acordadas nas Comissões Mistas de Caça e Pesca.

Entre os objetivos aprovados, destacam-se a fixação dos períodos estabelecidos para a pesca profissional e desportiva durante a época de 2017/2018, a prolongação da pesca da enguia e do salmão, as medidas encaminhadas para estimular a especialização no ramo da atividade pesqueira e as modificações de modo a facilitar as formalidades burocráticas da comunidade de pescadores.

Estiveram presentes representantes de várias entidades portuguesas, nomeadamente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Direção-Geral de Recursos Naturais, da Segurança e Serviços Marítimos, e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Neste evento, estiveram presentes, também, entidades espanholas, tais como, a Subdelegação do Governo de Pontevedra, a Capitania Marítima de Vigo e o Serviço de Conservação da Natureza da Junta de Galícia.

A Comissão Permanente Internacional do Rio Minho (CPIRM) é constituída por representantes de diversos setores de Administração de Portugal e Espanha que se reúnem, pelo menos, uma vez por ano.