Estudantes do 8º ano avaliam qualidade da água e do lixo das nossas margens

19 Maio 2017

É mais um projeto escolar que contou com uma colaboração próxima do Aquamuseu do rio Minho. Nesta quinta-feira, 18 de maio, as turmas do 8ºAno procederam a uma avaliação da qualidade da água, complementada com uma recolha de lixo das margens do rio Minho.

Esta ação integra o trabalho que estão a desenvolver no âmbito do Projeto Rios, no qual o Ribeiro de São Gonçalo é objeto de estudo. Desta forma, e em estreita colaboração com técnicos do Aquamuseu, foi efetuada uma qualidade da água em diferentes pontos do ribeiro analisando os macroinvertebrados, bem como se procedeu a um registo do perfil das margens, nomeadamente tipo de vegetação, caudal, construções e problemas que possam ter relevância para o estado do ribeiro.

Aproveitando esse estudo foi ainda dinamizada uma recolha de lixo encontrado nas margens do ribeiro junto das zonas em estudo. Desta intervenção, foi retirado um total de 24 kgs de lixo entre plásticos, metal e um pneu.

Com este estudo, e consequentes resultados, consegue-se demonstrar que ainda existem comportamentos que podem ser melhorados por parte das pessoas, de forma a não destruir/contaminar o meio ambiente.