Cerveira e Melgaço formalizam intercâmbio de visitas escolares lúdico-pedagógicas

25 Novembro 2016

Os autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Melgaço, Fernando Nogueira e Manoel Batista, assinaram, esta quinta-feira, o protocolo de colaboração para intercâmbio de visitas escolares gratuitas aos espaços museológicos de referência dos dois concelhos. As vereadoras com o pelouro da Educação, Aurora Viães e Maria José Codesso, respetivamente, acompanharam a formalização do compromisso.

Com a entrada em vigor desta parceria, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de Vila Nova de Cerveira vão ter acesso a visitas gratuitas ao Núcleo Museológico da Torre de Menagem e às Ruínas Arqueológicas da Praça da República, ao Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, ao Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, ao Espaço Memória e Fronteira e à Porta de Lamas de Mouro. Em contrapartida, as crianças melgacenses a frequentar os mesmos níveis de ensino podem conhecer in loco o Aquamuseu do Rio Minho e o Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea, em Vila Nova de Cerveira.

De sublinhar que este intercâmbio escolar lúdico-pedagógico alarga-se também ao concelho de Caminha, tendo o Município de Vila Nova de Cerveira já estabelecido um protocolo nas mesmas condições, que já arrancou no terreno com as crianças cerveirenses a usufruir de visitas à Torre do Relógio e ao Centro de Interpretação da Serra d'Arga e, por sua vez, os alunos de Caminha a contactar com o Aquamuseu do Rio MInho e o Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea.

O objetivo desta parceria intermunicipal é a promoção da qualidade da aprendizagem das crianças e jovens, com a programação de visitas escolares gratuitas a vários espaços dos três concelhos, que poderão ocorrer durante o ano letivo, mas também nas pausas letivas mediante calendarização previamente acertada entre cada agrupamento de escolas e os responsáveis pelos museus.