Museus com entradas gratuitas este fim-de-semana

17 Maio 2018

Vila Nova de Cerveira associa-se, uma vez mais, à comemoração do Dia internacional dos Museus (18 de maio), com visitas gratuitas ao Aquamuseu do Rio Minho, Museu da Bienal de Cerveira e Convento de San Payo. Entre esta sexta-feira e domingo, estes três museus convidam o público a conhecer o espaço e respetivo acervo.

Com o objetivo de aprofundar a ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento e da salvaguarda e valorização do património cultural de Vila Nova de Cerveira, os três museus vão estar de portas abertas este fim-de-semana, com entradas gratuitas.

O Aquamuseu do rio Minho convida as famílias a ‘viajar’ dentro de quatro paredes por toda a riqueza daquele curso de água internacional. Este equipamento de interesse supramunicipal tem aquários com espécies do Rio Minho, Lontrário, Museu das Pescas e Loja do Rio, para além de exposições temáticas sobre o tritão-palmado, o sável ou as espécies invasoras (Horário de funcionamento, de terça-feira a domingo 10h00-12h30 e 14h00-18h00).

E porque nos encontramos na ‘Vila das Artes’, torna-se incontornável desfrutar daquele que é o primeiro palco das artes do concelho. O Museu Bienal de Cerveira, localizado no Fórum Cultural, é um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas quatro décadas, reunido num espólio com mais de 600 obras, avaliado em mais de um milhão de euros. (Horário de funcionamento deste fim-de-semana 10h00 - 13h00 e 15h00 - 19h00).

Conjugando arte e natureza, o Convento de San Payo também abre as suas portas de forma gratuita. Pelo cuidadoso restauro de que foi objeto, o Convento constitui um museu em si, por conservar e patentear um espécimen raro de arquitetura conventual e de franciscanismo observante. Habitado por uma das mais notáveis referências da arte portuguesa contemporânea – o Mestre José Rodrigues -, tornou-se uma espécie de museu - atelier. A coleção de esculturas, desenhos e pinturas, num acervo de algumas centenas de peças, permite ao visitante conhecer melhor a obra de José Rodrigues (Visitas gratuitas este fim-de-semana entre as 14h00 e as 18h00).