Rio Minho repovoado com mais 7 mil salmões juvenis

07 Maio 2018

Na passada sexta-feira, 4 de maio, foram lançados ao rio Minho, um total de 7.350 salmão juvenis no troço internacional do Minho, numa nova ação de repovoamento das que vem sendo realizadas há vários anos pela Junta da Galiza e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A operação, por norma executada com auxílio da Polícia Marítima de Caminha e Comandancia Naval del Miño, contou também com a participação de representantes do CIIMAR e do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, parceiros do Projeto Migramiño, além de grupos de pescadores de Espanha e de Portugal.

Os salmões juvenis foram largados entre Valença e Tui. Em cada exemplar foi colocado um dispositivo que permite reconhece-los mais tarde, caso sobrevivam e regressem ao rio Minho.

Após a solta, estes juvenis iniciarão a sua descida pelo rio rumo ao mar, onde passarão pelo menos um ano antes de voltar ao rio para se reproduzir. Estima-se que cada salmão que sobreviva coloque na água entre 4.000 e 5.000 ovos.